Chatbot: para que serve e quais os reais benefícios desta funcionalidade?

Chatbot: para que serve e quais os reais benefícios desta funcionalidade?

Quer um exemplo bem prático do que é um chatbot?
Então vamos lá, você já deve ter ouvido falar da Siri, um aplicativo da Apple. A Siri tem a capacidade de realizar diversas tarefas corriqueiras do dia a dia, como por exemplo:

programar um alarme, contar piadas, fazer pesquisas, efetuar ligações da sua agenda etc…

Tudo isso é possível e convenhamos, facilita bastante nossa rotina, não é mesmo? Com base nisso, podemos dizer que o chatbot nada mais é do que um programa de computador que reproduz exatamente aquilo que é programado nele. Dessa forma, conseguimos padronizar tarefas repetitivas e burocráticas, o que nos permite otimizar o tempo para a resolução de assuntos mais complexos, que exigem mais tempo e envolvimento.

Tá, e na minha empresa, qual a real função/benefício em contar com um serviço de chatbot? Com ele, posso substituir o atendimento humano?

Seu site ou fanpage deve receber dúvidas quase que diárias sobre determinados produtos/serviços oferecidos por sua empresa, correto? Por vezes, você ou sua equipe estão envolvidos em outros projetos e acabam não conseguindo responder as dúvidas deste cliente na hora. Isso é bem chato, concorda?

Com a implementação de um chatbot, você soluciona este problema de imediato, basta você programar o bot com as principais perguntas/respostas e pronto, o seu cliente nunca mais vai ficar esperando. Além disso, dependendo da configuração que você aplicar no bot, ele pode ser usado também para prospecção de novos clientes e para realização de vendas, legal né?

Então eu posso substituir o atendimento humano por um chatbot? É isso mesmo? Essa é uma pergunta muito comum quando se fala neste assunto, porém, nunca será recomendável substituir o homem pelo “robô”, afinal, como falamos, o bot fará apenas o que for programado nele, qualquer outro assunto de complexidade maior que surgir, será necessário a intervenção humana para que se obtenha êxito.

Mas sim, o bot é capaz de andar com suas “próprias pernas”, desde que seja bem estruturado, veja os exemplos abaixo de um bom uso de chatbot:

Vendas pelo bot (desde que seja feita uma integração com sistema de estoqueita  e meios de pagamento).
Agendamento de horários, visitas e consultas (integração com o app Google Calendar)
Atendimento via chat (sites e fanpages), através de plataformas, nós já usamos e recomendamos a Zendesk (gratuita e de fácil uso).

Outras vantagens do uso do bot?

Acreditamos que a principal vantagem do uso de um bot é poder contar com a disponibilidade de um atendimento 24h por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. O fato de você jamais deixar um cliente esperando por respostas seja qual for a data e horário é algo louvável e que certamente vai agregar valor a sua instituição como um todo.

E aí, o que você achou?
Aqui em nosso arsenal trabalhamos com este sistema de Bot, sabia?
Solicite um orçamento sem compromisso e se surpreenda com os resultados.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *