Tudo sobre marketing digital

Tudo sobre marketing digital

Você com certeza já cansou de ouvir essa expressão, não é? Ao mesmo tempo que pode soar como algo óbvio, não se engane, pois marketing digital que GERA RESULTADO é um pouco mais complexo do que você imagina, por isso, preparamos este conteúdo especial para você compreender melhor tudo que envolve esta ferramenta e como ele é FUNDAMENTAL para que sua empresa prospere na internet.

Conceito

Em grosso modo, marketing digital consiste basicamente em promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais. É uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada, e no momento certo. Mas é claro, se fosse algo tão simplório assim, não existiriam tantos cursos focando neste assunto, concorda?

Mix de marketing

Todo e qualquer produto/serviço precisa contar com um ótimo mix de marketing para ser bem-sucedido. Mas afinal, o que isso significa?

Este termo é composto pelos 4P’s do Marketing:

  • PRODUTO
  • PREÇO
  • PRAÇA
  • PROMOÇÃO

Produto

Como o próprio nome diz, trata-se do que você está ofertando ao mercado, seus atributos (tangível ou intangível), embalagem, forma, cor, tamanho, etc…

Preço

Diz respeito a valores, quanto seu produto irá custar para o público, margem de lucro, custo operacional e demais variáveis que envolvem o preço do produto/serviço ofertado.

Praça

É onde você irá comercializar o seu produto, qual será a logística para distribuição, será comercializado em loja física, online, a distribuição será massiva ou para determinados nichos.

Promoção

É na promoção que você vai alinhar a divulgação do seu produto, como será feita esta divulgação, quais canais de comunicação serão utilizados, quais estratégias de venda serão aplicadas.

São estes 4 termos que formam o famoso “mix de marketing”.
Mas não para por aí, com a força dos meios digitais, hoje precisamos trabalhar com um “quinto P”, você sabia?

Sim, estamos falando do “P” de people, que em português significa pessoa.
Mas qual a relevância deste quinto elemento?  O que ele representa?
Nesse cenário, do “quinto P”, as empresas passam a considerar mais o poder de compra do público na hora de criar campanhas, entendendo que as pessoas precisam ser conquistadas não apenas mais pelo produto, mas também pela empatia da marca.

Agora que você já está por dentro do mix de marketing, é  preciso estar familiarizado também com os termos que vamos abordar a seguir.

Persona

É um perfil “fictício”, mas com características REAIS do seu público alvo. É a persona que vai identificar seu consumidor e lhe auxiliar a criar estratégias focadas para atingir as pessoas certas.
Ex: João, 26 anos, empreendedor, ensino superior completo, solteiro, gosta de aproveitar a vida nas horas de folga, está sempre atento as tecnologias.

Lead

São seus potenciais clientes, são pessoas prospectadas através do Inbound Marketing, ou seja, são pessoas atraídas por conteúdos que você disponibiliza, e no momento em que ela compartilha informações com você para adquirir tais materiais, ela demonstra aptidão em conhecer seus produtos/serviços. É a forma mais utilizada atualmente no marketing digital para ter clientes qualificados e com isso aumentar a conversão em vendas.

Funil de vendas

Este processo é dividido em 3 etapas, topo, meio e fundo do funil, é aqui que você vai alimentar seu lead com materiais, para que, em troca ele forneça informações que permitem você conhece-lo melhor, a ponto de identificar suas necessidades, hábitos de consumo e demais características, para que assim, você possa realizar a venda certa para cada lead prospectado.

Landing page

Você já deve ter encontrado na internet vários “sites” onde você precisa preencher um “mini cadastro”, fornecendo dados como seu nome, email, telefone e algumas outras informações para poder baixar algum material, não é mesmo? Pois bem, saiba que você visitou uma landing page, e você, por algum momento, foi lead de uma empresa.

SEO

É um conjunto de estratégias aplicadas para melhorar o posicionamento do seu site/blog em sites de busca, como o Google por exemplo. Para quem tem e-commerce ou depende da visibilidade online para vender, é obrigação contar com este serviço de SEO para obter relevância.
Saiba mais: https://arsenal.ppg.br/tecnologia/compreendendo-os-beneficios-do-seo/

CTA

Também conhecidas como “call to action”, são os famosos “botões/chamadas de ação”, é muito comum chamadas como “receba seu material”, “baixe aqui” “saiba mais” “faça o download gratuito”, entre tantas outras chamadas. É a CTA que garante a continuidade do lead em seu funil de vendas.

Todos estes termos abordados brevemente acima, fazem parte de uma ação completa de marketing digital, chamada INBOUND MARKETING, já ouviu falar?

Nós já aprofundamos este assunto aqui no blog, por isso, recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

Afinal, o que é Inbound Marketing?
A importância de um bom marketing de relacionamento

Esperamos que você tenha gostado desta leitura, e principalmente, que ela tenha lhe ajudado a compreender um pouco mais sobre a importância do marketing digital 😊

Qualquer dúvida, nosso Arsenal está a sua disposição para lhe ajudar.

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