O que é marketing de conteúdo?

O que é marketing de conteúdo?

O grande propósito do marketing de conteúdo é tornar sua marca/produto atrativos para o público através da geração de conteúdo relevante. É mostrar para o consumidor que você é expert no segmento que atua, oferecendo a ele materiais e informações valiosas a respeito do seu produto/serviço.

Neste artigo vamos compartilhar com vocês algumas maneiras de você produzir conteúdo relevante para seus seguidores.

Tenha um blog

Um blog é uma ótima maneira de você interagir com seu público, além disso, blogs são uma ótima ferramenta de otimização para mecanismos de busca, você sabia? Sim, o Google considera um blog como um canal relevante para visibilidade, ou seja, tendo um blog gerando conteúdo para sua empresa, você já consegue de forma orgânica atingir melhores resultados em sites de busca.

Site institucional

Ter um site institucional transmite SERIEDADE para o seu negócio. Além disso, todo conteúdo gerado no blog, deve ser “linkado” com o site, mostrando assim o ativismo da empresa nas mídias sociais. Este “link” entre blog e site também ajuda a fortalecer o ranking de busca orgânica no Google.

Redes sociais

Encontre as redes sociais mais adequadas para sua empresa, Facebook e Instagram indiscutivelmente são as mais populares e com o maior número de usuários. Defina um bom planejamento para se comunicar nestas redes, busque intercalar publicações de produtos, benefícios, conteúdo e interativos (é nestes posts que você consegue identificar ainda mais as preferências do seu público).

Email marketing

Acredite, o email marketing ainda é uma potente ferramenta para fortalecer sua presença online, aumentar as vendas e também prospectar novos clientes. Além disso, fazendo um bom uso do email marketing, é possível identificar a taxa de abertura de e-mails, respostas, downloads realizados, entre outras ações envolvidas no email em questão.

Publicidade

Existem 3 tipos de publicidade que geram marketing de conteúdo, são elas:

Publicidade adquirida: é através do engajamento orgânico, representado por compartilhamentos, comentários, menções e curtidas (quando sua empresa atinge este nível de publicidade, é porque o trabalho marketing está sendo muito bem feito).

Publicidade possuída: é o conteúdo adquirido através de terceiros, outros blogs, sites, perfis em redes sociais, enfim, é algo que você compartilha em seus domínios mas creditando o autor original.

Publicidade paga: são os famosos anúncios pagos, por mais que sua empresa já tenha um bom engajamento orgânico, é recomendado de tempo em tempo usufruir deste recurso pago, especialmente quando diz respeito a um produto novo, ou alguma ação que demanda bastante interação para ter o resultado esperado.

Youtube

Você já deve ter ouvido falar em “youtubers” ou em “influenciadores digitais“ não é? Pois bem, os dois termos têm o mesmo significado, e retratam pessoas que, através de um canal no Youtube se tornaram referência em algum assunto/segmento. Isso já é uma realidade, e tem muitas pessoas “ganhando a vida” desta maneira. Para não fugirmos muito do nosso assunto, ter um canal no Youtube é outra maneira interessante de gerar conteúdo, mas para isso funcionar é preciso se ater a algumas questões:

  • Tenha conhecimento de causa sobre o que vai falar
  • Tenha uma boa dicção e dinâmica
  • Os vídeos não podem ser longos
  • Seja objetivo na transmissão da mensagem

Citamos apenas os principais tópicos que caracterizam um bom marketing de conteúdo, como você pode constatar, é um trabalho árduo e que leva um certo tempo para apresentar resultados palpáveis. Requer estudo e aprimoramento diário, por isso, é importante contar com uma equipe qualificada para lhe ajudar a tomar as decisões corretas. 😉

 

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