Como fazer o marketing digital da minha empresa?

Como fazer o marketing digital da minha empresa?

Essa é uma pergunta muito recorrente entre os gestores de uma empresa. A grande maioria reconhece a importância do marketing digital e até tenta aplicar no dia a dia, mas em grande parte das vezes, acaba falhando por uma série de fatores, como por exemplo:

  • falta de tempo
  • falta de profissional capacitado para exercer as funções
  • falta de um setor interno especializado na área
  • falta de diálogo entre os envolvidos

Pensando neste cenário que é bem real em 9 a cada 10 empresas, decidimos citar alguns tópicos que podem lhe ajudar a melhorar o marketing digital da sua empresa.

Planejamento é fundamental

Um planejamento de marketing precisa ser prioridade em qualquer negócio. É por meio dele que todas as ações tomarão forma e serão executadas, é nele que serão feitas todas as observações do que se pretende fazer, do que está sendo feito, do que já foi feito e do impacto positivo (ou negativo), dos resultados atingidos.

Conheça bem as variáveis do ambiente de marketing

Com as constantes mudanças comportamentais, tecnológicas e também legislativas, é preciso estar SEMPRE atento a todos estes fatores que dizem respeito ao segmento onde sua empresa atua. Você provavelmente já pesquisou tudo isso na hora de abrir o seu negócio, mas é importante estar sempre de olho em possíveis mudanças que podem afetar o seu marketing digital.

Estude seus concorrentes

Pode até parecer clichê esta observação, mas é importante você identificar quem são seus reais concorrentes e como eles trabalham o marketing digital. Graças a internet, você pode entrar em contato até de forma anônima por email, telefone, chat e demais canais de atendimento para identificar pontos fortes e fracos aplicados pelo concorrente. Isso não é demérito algum, pelo contrário, demonstra comprometimento com a melhoria da sua empresa e consequentemente com o produto/atendimento entregue ao seu cliente.

Defina um cronograma mensal de ações

O marketing digital é um trabalho diário e que “muda” a cada mês também, devido a datas sazonais, comemorativas, de lançamento de produtos, promoções etc…
Por isso, é importante ter um cronograma bem definido com as datas em que cada ação irá acontecer, pois assim fica mais fácil você respeitar o planejamento inicial, e com isso, as ações de marketing digital tendem a ter um resultado mais positivo também.

Conclusão

Praticar um marketing digital que gere resultados efetivos na sua empresa não é uma tarefa fácil, é preciso muito tempo, dedicação, estudo e trabalho diário para que você possa colher os frutos. Acreditamos que com os tópicos citados acima, você consiga ao menos repensar e organizar novamente suas ações de marketing digital, esperamos que sim.

Caso precise de ajuda profissional, entre em contato conosco e se surpreenda com nosso arsenal de soluções para o  marketing digital 😊

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *