Afinal, o que é Inbound Marketing?

Afinal, o que é Inbound Marketing?

Para quem atua no ramo da comunicação, design e tecnologia, é cada vez mais comum se deparar com a expressão Inbound Marketing, muito se fala deste termo, do impacto que ele vem tendo nas empresas e no mercado como um todo, mas afinal, o que é Inbound Marketing?

De forma simples e objetiva, o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing que visa atrair o interesse das pessoas que se identificam com seu produto ou serviço. Também é conhecido como marketing de atração, pois seu principal objetivo, no final das contas, é atrair leads qualificados para seu banco de clientes.

Este serviço tem como grande diferencial a criação e compartilhamento de conteúdo voltados para um público-alvo específico, com o intuito de “conquistar” o direito de comunicar-se com seu potencial cliente de forma direta, personalizada, criando assim um marketing de relacionamento que pode render bons frutos a médio e longo prazo. Em suma, o Inbound Marketing oferece “iscas” para o consumidor, estas “iscas” tem como finalidade atrair leads que tenham interesse pelos produtos ou serviços que sua empresa oferece.

As formas de atração podem ser em formato de e-books com conteúdo relevante, bem como palestras online, ou outros materiais como planilhas, modelos prontos para execução de tarefas e demais recursos que representem algum benefício real, para que o consumidor forneça seus dados e a partir disso, possa ser feita análises e a qualificação (ou não) deste potencial cliente.

Feito todo este processo inicial, os leads envolvidos nestas ações tendem a se sentir mais confiantes para permitir que a empresa se aproxime mais e, aos poucos, construa um relacionamento de parceria.

Mas antes de aprofundarmos alguns benefícios sobre a utilização do Inbound Marketing, precisamos falar sobre outro termo importante desta área, que são os leads. Você já deve ter lido muito sobre leads e também deve imaginar do que se trata, mas vamos esclarecer de uma vez por todas o que são os leads para que não restem mais dúvidas a respeito deste termo, ok?

Lead é o nome dado aos potenciais clientes de uma empresa, ou seja, são aquelas pessoas que demonstraram interesse em seus produtos ou serviços. No Inbound Marketing o lead é tratado de forma especial, para que ele possa ser “estudado” e com isso ser atendido de forma assertiva, afinal, tem algo melhor do que abordar uma pessoa que já tem interesse e conhecimento sobre seus produtos ou serviços? Este é o grande diferencial do Inbound, é conhecer de fato seu público-alvo e com isso ofertar os produtos certos na hora certa com as condições certas também.

Agora que você já sabe o que é um lead, vamos falar um pouco mais a respeito dos principais benefícios deste serviço.

Principais benefícios de aplicação do Inbound Marketing

Você já deve ter feito as seguintes perguntas para você mesmo ou para um especialista em marketing digital em algum momento, não é?

“Porque devo investir em Inbound Marketing?”
“Quais os reais benefícios e diferenciais que fazem do Inbound Marketing a estratégia certa para o seu negócio?”
“Porque tantas empresas estão adotando esta metodologia e colhendo resultados?”

Para responder a estas questões, nós separamos alguns tópicos que vão fazer você compreender melhor a relevância deste serviço.

  • Direcionamento para o seu público-alvo
  • Relacionamento mais próximo com este público-alvo
  • Diminuição de custos
  • Maior conversão em vendas

 1 – Direcionamento para seu público-alvo: muitas vezes gastamos energia e desperdiçamos recursos visando atingir um público que não nos pertence, este é um erro bem comum que as empresas cometem. Com o método de Inbound Marketing, é possível segmentar este público através de um processo de atração, onde, basicamente, apenas pessoas interessadas no seu produto ou serviço estarão no radar da empresa para futuras ações de conversão.

2 – Relacionamento mais próximo com este público-alvo: após esta atração inicial do público interessado, fica mais fácil relacionar-se com ele, pois já temos algumas informações para compreender melhor seus hábitos de consumo e preferências. Com isso em mãos, podemos direcionar as ações de marketing de acordo com cada perfil, oferecendo a ele o que ele mais demonstra ter interesse e aptidão para consumo.

3 – Diminuição de custos: este é outro grande diferencial do Inbound Marketing, pois diferentemente do Marketing tradicional, onde as ações costumam ser voltadas para mídias impressas e também rádio e TV (que diga-se de passagem), possuem um alto valor de investimento e por um curto período de veiculação (muitas vezes em horários pouco atrativos), no Inbound todas ações são voltadas para os meios online e você tem total autonomia para escolher o horário por exemplo de veiculação, bem como o tempo que tal ação irá durar, sem contar que o investimento nestas ferramentas são muito mais acessíveis e com retornos mais palpáveis do que com os métodos usados pelo marketing tradicional.

4 – Maior conversão em vendas: todo esse processo de entrega de valor para os leads, faz com que as vendas consequentemente aumentem também, pois seu produto ou serviço já não é algo “estranho” para estes leads, afinal eles já passaram por um processo de relacionamento com sua empresa e marca.
Resumindo, o lead já sente a confiança necessária para criar vínculos de compra com maior naturalidade, e isso faz com que a conversão em vendas seja muito maior e constante.

É claro que o Inbound Marketing não se resume somente a estes 4 tópicos que acabamos de abordar, mas se você compreendeu bem a importância de cada um destes tópicos, parabéns, isso significa que você possui uma visão empreendedora e que seu negócio está pedindo passagem para o Inbound Marketing 😊

One Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *