A importância de um bom marketing de relacionamento.

A importância de um bom marketing de relacionamento.

Em tempos onde o mercado está cada vez mais competitivo é fundamental que as empresas saibam se diferenciar da concorrência, afinal, foi-se o tempo onde ter apenas um produto ou serviço de qualidade era o suficiente para se manter no mercado.

Com os avanços tecnológicos e a facilidade em buscar informação instantânea sobre qualquer coisa, as empresas estão precisando se reinventar para manter seus clientes e também para prospectar novos, e é nesta necessidade que o bom uso do marketing de relacionamento pode ser a salvação para sua empresa.

Mas afinal, o que é o tal marketing de relacionamento?

Segundo Kotler (2012), que é considerado o pai do Marketing, se você nunca ouviu falar neste nome, recomendamos que você dê uma pesquisada no Google, “marketing de relacionamento tem um foco de construção entre clientes e organização, é muito importante manter uma negociação ao longo prazo, pois assim tem-se mais chance de fideliza-lo.

Já Las Casas (2008), defende que o cliente é o que a empresa tem de mais valor, por isso é importante a organização manter um bom convívio, é como se fosse um casamento que deve estar sempre cativando e mantendo um contato constante.

Após estas definições, fica claro a importância do cliente para a organização, e é com base nisso que o marketing de relacionamento assume papel extremamente importante para qualquer empresa.

Mas e como eu faço para aplicar este marketing de relacionamento?

Compreender a importância deste relacionamento é o primeiro passo, afinal, de nada vai adiantar você dedicar esforço para esta ação sem realmente acreditar no marketing de relacionamento.

O segundo passo é bem importante, e talvez seja o mais difícil de todos, que é fazer com que todos os envolvidos da sua empresa entendam a importância de um atendimento diferenciado. Conversar com seu cliente ou potencial cliente é uma forma simples, mas bem significativa para estabelecer relacionamentos. Lembre-se, sua equipe de trabalho é a ponte entre a empresa e seus clientes, por isso é preciso haver uma conscientização de que o bom atendimento é primordial para se atingir os resultados.

Tenha isso em mente, motive sua equipe, ofereça treinamentos constantes, reconheça o esforço aplicado no dia a dia, uma equipe motivada com a causa da empresa é capaz de conquistar e fidelizar qualquer cliente 😉

Desenvolva ações para fidelização.

SAC (serviço de atendimento ao consumidor)

Tenha um SAC prestativo, acredite, um simples SAC onde o cliente é bem atendido muitas vezes se torna uma ferramenta poderosa, pois se o cliente não for atendido, ou ainda pior, se for atendido e consequentemente mau atendido, ele fará tudo que estiver a seu alcance para falar mal de sua empresa. Em contrapartida, se ele for prontamente atendido, e seus problemas ou dúvidas forem solucionados de forma objetiva e criativa, ele fará questão de fazer publicidade gratuita, e acredite, isso tem um poder enorme atualmente.

Conheça seu cliente

Trabalhe com informações, faça um cadastro completo do seu cliente, pois estas informações irão lhe permitir a geração de conteúdo, afinal, você vai conseguir identificar seus hábitos e preferências.

  • É aniversário dele? Então esqueça as mensagens automáticas, ninguém gosta mais disso, tirei 2 minutinhos do dia e ligue para ele, isso mesmo, surpreenda ele com uma mensagem simples de felicitação pelo seu dia. Com certeza ele nunca vai esquecer deste momento.
  • Ofereça benefícios através de programas de fidelidade.
  • Peça o feedback da experiência que ele teve ao adquirir um produto ou serviço de sua empresa, isso ajuda a melhorar o que já está dando certo e também a identificar problemas para evitar que se repitam.

Seja ativo nas redes sociais

Não basta apenas estar nas redes sociais, é preciso vivenciar esta experiência plenamente, siga seus clientes, interaja com eles, demonstre que você se importa com o que ele faz, isso faz toda diferença para que ele se sinta parte da empresa e escolha você novamente quando precisar de algum produto ou serviço que sua empresa ofereça.

Estes são alguns passos simples para implementação de marketing de relacionamento, mas que se bem aplicados, já irão surtir um efeito bem positivo ao médio prazo.

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